Irmãs da Consolação

Irmãs da ConsolaçãoA Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação fundada por Santa Maria Rosa Molas, é um dom para a Igreja e para a humanidade, uma resposta de seu amor ao desconsolo do ser humano. Como Maria Rosa Molas, somos chamadas a seguir Cristo formando comunidades que contemplam, encarnam na vida, testemunham e proclamam o mistério da Misericórdia e da Consolação que Ele nos revela. Somos chamadas a sustentar como Ele, a esperança dos pobres e anunciar o Reino. Atraídas pela força do amor de Cristo, respondemos em fé seu convite, com o dom total e perpétuo de nós mesmas.

Nossa Missão

As Irmãs de Nossa Senhora da Consolação somos chamadas e enviadas a evangelizar como instrumentos da Misericórdia e Consolação, entre os que sofrem qualquer necessidade, anunciando Jesus Cristo e estendendo o seu Reino.

Nosso Carisma

O Carisma das Irmãs da Consolação é amplo: “O Ser instrumento de Misericórdia e Consolação”. É uma herança deixada por Maria Rosa Molas, que se faz atual a cada dia, na sociedade e na Igreja. A consolação que vive e expressa Maria Rosa Molas e as primeiras Irmãs é uma resposta ao chamado que, na revelação bíblica, Deus faz por meio do profeta: “CONSOLAI, CONSOLAI O MEU POVO!” (Is 40,1). Esta mesma voz continua ressoando em nós e nos move a descobrir a realidade e as diversas circunstâncias em que se encontram nossos irmãos, para falar ao seu coração, anunciar-lhes Cristo e prolongar sua ação consoladora entre os que padecem qualquer necessidade.

Nosso Carisma é um dom trinitário que, no mais profundo do nosso ser, nos infunde a fé no Pai das Misericórdias e Deus de todo consolo, a esperança em Cristo, autêntica consolação do ser humano, e o amor que o Espírito Santo derrama em nosso coração.

A Irmã da Consolação, em fidelidade criativa ao Espírito, dá rosto humano ao carisma. Sua continuidade na tradição do Instituto é motivo de intensa alegria e de permanente gratidão, faz-nos recriá-lo no presente, projetá-lo ao futuro com audácia e criatividade contribuindo para seu crescimento.

Espiritualidade

Nossa espiritualidade tem como fundamento Cristo, na unidade do Mistério Trinitário. Enviado pelo Pai que “consola os aflitos”, Cristo Ele é o manancial e modelo de toda caridade, consolo e perfeição.