Movimento Consolação

Movimento Consolação para o Mundo

Movimento Consolação para o Mundo

O Movimento “Consolação para o Mundo” é uma Associação de fiéis leigos com personalidade jurídica privada, ao serviço da Missão da Igreja, vinculada à Congregação de Irmãs de Nossa Senhora da Consolação pelo Carisma de Consolação, que o Espírito presenteou à Igreja na pessoa de Santa Maria Rosa Molas. Os membros do Movimento acolhem e dão vida ao Carisma em seu estado e situação de vida, comprometidos na transformação cristã da sociedade na que vivem.

O Senhor que dá seu espírito para “utilidade comum” chama a participar do dom do Carisma de Santa Maria Rosa Molas aos fiéis leigos para que, conhecendo e amando-o, anunciem a Cristo como única e autêntica consolação do homem e o vivam nos afazeres próprios de seu estado de vida, impregnando as estruturas sociais com o espírito cristão da Consolação.

O Movimento “Consolação para o Mundo” congrega aos fiéis leigos chamados a viver o carisma de consolação, com o fim de que alcancem a plenitude de sua vocação batismal, seja a via da Consolação de Deus nas realidades temporais e contribuam à edificação da Civilização do Amor mediante o testemunho da própria vida e o exercício das Obras de Misericórdia e Consolação.

A espiritualidade da Consolação tem como fundamento a Cristo, enviado do pai que “consola aos débeis (2 Cor 7,6).

O Espírito Santo consolador, escutado na oração e acolhido no discernimento, conduz aos membros do Movimento á união e configuração com Cristo e os capacita para a transformação do mundo segundo os valores do Evangelho.

Os membros do Movimento cultivam a espiritualidade de Consolação seguindo o exemplo de Santa Maria Rosa Molas que a encarnou em sua vida e em suas obras, e por suas pegadas olham a Maria, a Mãe do Consolador e Mãe da Consolação, como mestra e guia em seu caminho espiritual, são fiéis à Igreja seguindo seus ensinamentos e dão frutos nela.

As etapas do Movimento

O Movimento se estrutura em Etapas que atendem à idade e grau de compromisso de seus membros.

Etapa infantil

1. Etapa infantil. É a etapa dos pequenos que querem ser amigos de Jesus, aprender d’Ele a consolar aos homens e dar-lhe a conhecer. Esta primeira etapa começa depois da Primeira Eucaristia e se reconhece pelas siglas MIC.

Etapa Juvenil

2. Etapa Juvenil. Está integrada pelos adolescentes e jovens, maiores de 14 anos que desejam seguir a Jesus, progredir em sua vida de fé e compromisso cristãos e descobrir a vocação de Consolação a que Deus os chama. Estrutura-se em quatro níveis: Conhecimento, Incorporação, Crescimento e Opção Responsável, segundo o processo de amadurecimento cristão e o compromisso de seus membros. Identifica-se pelas siglas COM.

Etapa adulta

3. Etapa adulta. Está integrada por quem, realizado seu discernimento vocacional no nível de Opção Responsável do COM, sentem-se chamados a viver e expressar o carisma da Consolação como leigo e por adultos, que sem haver realizado o itinerário da etapa juvenil do Movimento querem orientar sua vida e compromisso cristão segundo este Carisma. Os membros nesta etapa recebem o nome de Leigos da Consolação porque optaram por viver a espiritualidade laical com o carisma de Consolação. Identificam-se com as siglas LC.