Encontro de animadoras de comunidades

Publicado em 04/05/2014

 Ouvindo as irmãs que estivemos reunidas em São Paulo, nos dias 01 ao 03 de maio, no Centro de Formação Sagrada Família, sentimos que realmente valeu a pena estarmos refletindo e compartilhando sobre nossas experiências e convivências de comunidade. Padre Rubens Pedro Cabral – OMI, que conduziu dois dias das exposições dos temas e compartilhou com o grupo fé e vida, foi um verdadeiro anjo de Paz e serenidade tanto com suas colocações tão sábias, quanto com suas vivências e ilustrações de realidades que muito nos ajudou em nossa formação humana e fortaleceu nossa fé e esperança na vida em comunidade.

Motivou-nos com suas palavras tão acertadas e conhecimento do ser humano em sua complexidade, a colocar em práticas inovadoras maneiras de encarar o desafio de conflitos tanto a nível pessoal, quanto a nível grupal. As celebrações em grupo, os momentos orantes e a Celebração da Eucaristia foram de grande espiritualidade e incentivo para uma autentica comunhão de espíritos e de vida fraterna.

A reflexão sobre a missão das animadoras de comunidades como serviço, a luz da passagem do Lava pés de Jesus, nos motivou a assumirmos com alegria e generosidade o avental do servir e consolar.

Partilhamos também sobre o como Maria Rosa conduzia o diálogo; maneira dialogante e interativa que nos deixou como modelo para ser seguido pelas irmãs e de modo especial pelas irmãs animadoras de comunidades; aprofundamos sobre a importância do diálogo fraterno, permeado pelo perdão, construtor de paz e serenidade em nossas comunidades atuais.

Porém, não podemos deixar de agradecer Ir. Maria Helena e o Conselho Provincial pela oportunidade única de crescermos no amor generoso e na autentica caridade: Obrigada!

Vanilda Ramos.

DSC04763 DSC04721 DSC04718